ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Educação Física escolar; Ensino Médio Integrado, Organização Didática; Currículo Integrado
Este trabalho começou a ser problematizado a partir das inquietações enquanto docente da Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará, a qual oferta Ensino Médio Integrado em tempo integral, tendo como proposição curricular o desenvolvimento do currículo integrado em um contexto de estruturação das práticas educativas a partir do rompimento da percepção dualista entre a formação para o trabalho e a formação para ingresso na universidade. Mesmo com práticas significativas e, decerto, inovadoras acerca da compreensão sobre o currículo integrado, bem como quanto às práticas formativas na escola, observou-se que, no contexto da disciplina de Educação Física, as interseções entre os saberes disciplinares aliadas à proposição formativa dos cursos profissionais precisam ser problematizadas, sobretudo quanto à organização didática em consonância com a integração curricular. Nesta trajetória, este estudo organiza-se principalmente em torno do objetivo de identificar a configuração da Educação Física na Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará, a partir da concepção de currículo integrado. Para tanto, sustenta-se nos fundamentos da pesquisa qualitativa de cunho exploratório e descritivo, tendo como cenário a Rede Estadual de Educação Profissional do Ceará. Os achados desse estudo indicam que a integração curricular ocorre principalmente no desenvolvimento de conteúdos semelhantes entre as disciplinas, no caso da Educação Física essa inter-relação está mais caracterizada com as disciplinas das da Área das Ciências da Natureza e nas disciplinas da formação profissional com as dos cursos do itinerário formativo da saúde. Este cenário indica a necessidade de desenvolvimento de ações didático-metodológicas na Educação Física para o Ensino Médio Integrado, com vistas à proposição de formação continuada construída em diálogo com as experiências dos professores, num processo reflexivo que oportunize a uma práxis transformadora.