DIÁLOGO ENTRE A PSICOCINÉTICA DE JEAN LE BOULCH E A FENOMENOLOGIA DE MERLEAU-PONTY
Corpo – Criança – Movimento – Aprendizagem – Psicocinética - Fenomenologia
Nesta pesquisa, objetivamos identificar as compreensões de corpo,
movimento, criança e aprendizagem nas obras de Jean Le Boulch e Maurice
Merleau-Ponty, discutindo aproximações e distanciamentos entre ambos e
apontar elementos epistemológicos sobre a Psicocinética, os trabalhos de
Merleau-Ponty, a Educação Física e sua atualidade nesse campo de
conhecimento, acreditando que essa aproximação e diálogo venham contribuir
com a Educação Física. Dessa forma, optamos por uma abordagem teórica e
adotaremos a Fenomenologia de Merleau-Ponty (1994) como referência
metodológica, além do modelo hermenêutico apresentado por Paul Ricouer
(1979) focalizando a interpretação e validação dos significados dos textos.
Nossas reflexões serão baseadas nos conceitos apresentados nas referências
bibliográficas de Le Boulch no Brasil, além de outros trabalhos
desenvolvidos por ele neste país, conferências, palestras e seminários,
trabalhos que possam contribuir para sua atualização, além de entrevista e
textos de Le Boulch. No que tange aos conhecimentos trazidos de
Merleau-Ponty, utilizaremos as obras *Fenomenologia da percepção*
(1994) e *Psicologia e Pedagogia da criança: Curso da Sorbonne 1949-1952 *(2006).