TRAJETÓRIA PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E RUPTURAS EPISTEMOLÓGICAS NA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PROFESSOR
Educação Física Escolar; Formação Profissional; Corpo; Aprendizagem
O presente trabalho é fruto de inquietações com os processos teórico-metodológicos e aprendizagem ocorridos na prática pedagógica da Educação Física na escola, as quais me acompanham desde a formação inicial, momento em que vivenciei uma aprendizagem de forma fragmentada, voltada ao tecnicismo e a esportivização. No intuito de melhor qualificar as intervenções pedagógicas da educação física na escola, estive sempre preocupado em aplicar o que recebia na Universidade, mas o cotidiano das aulas estava sempre a exigir outros fazeres. Nesse sentido, muito foram os momentos de rupturas epistemológicas ocorridas na minha formação, nas quais sempre busquei novos investimentos na formação para dar conta da oferta de uma educação física mais humanística e pautada em verdadeiros preceitos educacionais. Nesse intuito tive que refletir sobre as intervenções pedagógicas ao longo da minha formação, no sentido de não realizar as atividades como acúmulo de fazeres, mas como metamorfoses de saberes e, portanto, geradora de aprendizagens para os alunos. Dessa forma, surge o presente trabalho como o objetivo de discutir a minha trajetória profissional em Educação Física, considerando-se as rupturas epistemológicas ocorridas da minha formação inicial ao presente momento. Objetiva-se, ainda, discutir as contribuições destas formações na atuação profissional, centradas na descrição de experiências exitosas no ensino do esporte e da Educação Física Escolar. Ressalta-se as mudanças de paradigmas, saindo dos métodos ginásticos, passando pelo método dança-educação física, psicomotricidade, chegando às teorias críticas contemporâneas vivenciadas a partir da cultura de movimento, bem como suas implicações para a atuação profissional. Optamos por uma pesquisa descritiva, tendo como técnicas de pesquisa os depoimentos, a entrevista semi-estruturada e o registro fotográfico. Os dados da pesquisa serão apresentados de forma descritiva, analisados como base no referencial teórico que orienta o estudo, em especial autores que discutem a educação física escolar, a formação profissional, a concepção de corpo e aprendizagem. Acreditamos que nossa pesquisa poderá ser de relevância para a formação em Educação Física, pois a partir de reflexões pedagógicas em determinadas realidades históricas, vislumbra ser possível abrir novos olhares para a atuação de outros professores de educação física.