O efeito da Nicotina no núcleo do Septo Medial na via Septo-Hipocampal
Nicotina, Theta, Hipocampo, Septo Medial, Camundongos, Eletrofisiologia, Oscilações Cerebrais
O núcleo do Septo Medial (NSM) é responsável por eferência massiva para o hipocampo (principalmente dorsal). O MSN é por muitos anos objeto de estudo da neurofisiologia devido a sua açao ritimogenica no hipocampo. Porem, a participação do NSM na geração do ritmo teta é objeto de debate há decadas.
O objetivo deste trabalho é investigar o efeito da nicotina sobre a atividade dos neurônios do NSM, e como essa mudança se coordena com o ritmo theta hipocampampal.
Estudamos camundongos em dois preparos agudos: registros intra-celular in vitro de neurônios do NSM em fatias coronais; e registros extra-celular, sob anestesia de ketamina/xilazina, de potencial de campo local em CA1 dorsal bilateral e potencial de campo local e potenciais de ação de neurônios do NSM.
Com registro intra-celular descrevemos: morfologia dos neurônios registrados; relação I-V pre e pós nicotina; eventos de corrente pós-sinaptico pre e pós nicotina.
No registro extra-celular descrevemos as propriedades individuais dos neurônios do NSM - taxa de disparo e frequência do autocorrelograma - as propriedades coletivas dos neurônios do NSM - atividade de assembleias neurais - as relações entre os neurônios do NSM e potenciais de campo locais tanto septais quanto hipocampais, também entre as assembleias neurais e os potenciais de campo local. Para remover acoplamento por condução de volume, verificamos também essas relações entre neurônios/assembleias com fontes e sumidouros de correntes. Relações entre os campos locais também foram verificadas.