Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ HENRIQUE TARGINO DIAS GÓIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ HENRIQUE TARGINO DIAS GÓIS
DATA: 18/11/2014
HORA: 15:00
LOCAL: INSTITUTO DO CÉREBRO
TÍTULO:

O efeito da Nicotina no núcleo do Septo Medial na via Septo-Hipocampal


PALAVRAS-CHAVES:

Nicotina, Theta, Hipocampo, Septo Medial, Camundongos, Eletrofisiologia, Oscilações Cerebrais


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
RESUMO:

O núcleo do Septo Medial (NSM) é responsável por eferência massiva para o hipocampo (principalmente dorsal). O MSN é por muitos anos objeto de estudo da neurofisiologia devido a sua açao ritimogenica no hipocampo. Porem, a participação do NSM na geração do ritmo teta é objeto de debate há decadas.

O objetivo deste trabalho é investigar o efeito da nicotina sobre a atividade dos neurônios do NSM, e como essa mudança se coordena com o ritmo theta hipocampampal. 

Estudamos camundongos em dois preparos agudos: registros intra-celular in vitro de neurônios do NSM em fatias coronais; e registros extra-celular, sob anestesia de ketamina/xilazina, de potencial de campo local em CA1 dorsal bilateral e potencial de campo local e potenciais de ação de neurônios do NSM.

 

Com registro intra-celular descrevemos: morfologia dos neurônios registrados; relação I-V pre e pós nicotina;  eventos de corrente pós-sinaptico pre e pós nicotina.

 

No registro extra-celular descrevemos as propriedades individuais dos neurônios do NSM - taxa de disparo e frequência do autocorrelograma - as propriedades coletivas dos neurônios do NSM - atividade de assembleias neurais - as relações entre os neurônios do NSM e potenciais de campo locais tanto septais quanto hipocampais, também entre as assembleias neurais e os potenciais de campo local. Para remover acoplamento por condução de volume, verificamos também essas relações entre neurônios/assembleias com fontes e sumidouros de correntes. Relações entre os campos locais também foram verificadas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 704.055.591-35 - JOÃO ANTONIO JESUS BACELLO MACHADO SOUSA - PARIS 1
Interno - 1674643 - MARCOS ROMUALDO COSTA
Presidente - 1824636 - RICHARDSON NAVES LEAO
Notícia cadastrada em: 12/11/2014 16:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao