Banca de QUALIFICAÇÃO: GERALDO BEZERRA CAVALCANTI NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GERALDO BEZERRA CAVALCANTI NETO
DATA : 12/05/2025
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/zaa-qvmt-rqg
TÍTULO:

CORRELATOS PSICOFISIOLÓGICOS E SOCIAIS DA SÍNDROME DE BURNOUT EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

 


PALAVRAS-CHAVES:

Burnout; cortisol; demanda escolar; suporte família; empatia; ensino médio;

 


PÁGINAS: 60
RESUMO:

A adolescência é uma fase crítica do desenvolvimento humano, marcada por rápidas transformações físicas e comportamentais, além de maior vulnerabilidade frente a desafios sociais e culturais. Nesse contexto, os ambientes familiar e escolar desempenham papéis essenciais na socialização e no apoio ao bem-estar dos jovens. Diante disso, diversas iniciativas vêm sendo implementadas globalmente para desenvolver programas e políticas públicas voltadas à promoção da saúde integral dos adolescentes, especialmente dos estudantes do ensino médio. Este estudo teve como objetivo investigar condições biopsicossociais de estudantes do ensino médio, a fim de identificar possíveis associações entre variáveis psicofisiológicas e fisiopatológicas. A pesquisa foi conduzida em duas das mais tradicionais escolas públicas de ensino médio em tempo integral da cidade de Natal (Brasil), com uma amostra composta por 95 estudantes do 1º (n = 50) e 3º (n = 45) anos. Foram coletadas informações sociodemográficas, aplicados instrumentos psicométricos de avaliação da empatia, satisfação escolar (relacionamentos com professores e colegas), suporte familiar e ocorrência de burnout, além da mensuração de cortisol salivar como marcador fisiológico. Escores elevados nas dimensões de exaustão emocional e descrença foram observados, respectivamente, em 88,4% e 68,4% dos estudantes, enquanto 41,1% dos estudantes apresentaram baixa eficácia profissional. Os resultados indicaram que 28,4% dos estudantes apresentaram sinais de síndrome de burnout, com escores elevados nas dimensões de exaustão emocional e descrença e, simultaneamente, baixa eficácia profissional. A análise do burnout escolar revelou que o subdomínio “descrença” teve um efeito positivo significativo (β = 0,749), enquanto a eficácia apresentou efeito negativo (β = -0,369) com valor-p = 0,012. Em relação à empatia, 1% dos estudantes foram classificados como pouco empáticos, sendo os demais estudantes classificados como moderadamente empáticos (72%) ou empáticos (27%). Escores altos nas dimensões de tomada de perspectiva, flexibilidade interpessoal, altruísmo e sensibilidade afetiva foram observados, respectivamente, em 66,3%; 18,9%; 33,7% e 75,8% dos estudantes. Os resultados ficaram sem apontar efeito estatisticamente significativo da empatia sobre o burnout. Quanto ao suporte familiar, observou-se baixa ou média-baixa percepção nos subdomínios suporte afetivo consciente (77,9%), adaptação familiar (71,6%) e autonomia (71,6%). No ambiente escolar, a maioria relatou estar pelo menos satisfação mediana com os professores (91,6%) e com os colegas (73,2%). A análise por modelo de equações estruturais indicou que o suporte familiar exerceu um efeito negativo e moderado sobre o burnout (β = 0,63; p < 0,0001). Os achados reforçam o papel central do suporte familiar no bem-estar escolar e na mitigação do burnout entre estudantes do ensino médio.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1976236 - EMELIE KATARINA SVAHN LEAO
Presidente - 6346130 - MARIA BERNARDETE CORDEIRO DE SOUSA
Interno - 1660044 - SIDARTA TOLLENDAL GOMES RIBEIRO

Notícia cadastrada em: 06/05/2025 09:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao