Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILLA KELLY DA SILVA BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PRISCILLA KELLY DA SILVA BARROS
DATA : 09/11/2024
HORA: 09:30
LOCAL: https://meet.google.com/qsr-otqi-yuh
TÍTULO:

SONO, SONHOS, ESTADOS DE HUMOR E DESEMPENHO EM EXAME NACIONAL PARA INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR


PALAVRAS-CHAVES:

Sono; sonhos; estados de humor; desempenho acadêmico;


PÁGINAS: 212
RESUMO:

A elaboração do enredo onírico envolve a combinação de diferentes fragmentos de memória. Uma das teorias sobre os sonhos, sob a perspectiva evolutiva darwiniana, sugere que, no ambiente ancestral, os sonhos atuavam como um espaço seguro para simular ameaças enfrentadas na vigília, conferindo uma vantagem em termos de sobrevivência. Outra teoria propõe que, por meio de mecanismos neuropsicológicos, os sonhos desempenham um papel fundamental na regulação emocional, particularmente no controle de emoções como o medo. Durante o sono, especialmente na fase REM, ocorrem modulações de circuitos neurais associadas à expressão gênica de experiências vividas na vigília, favorecendo a formação e a consolidação de memórias. Essa fase do sono é marcada por uma maior quantidade de sonhos complexos. Nesse contexto, o conteúdo onírico pode funcionar como um marcador útil para compreender a relação entre eventos significativos da vigília e o estado emocional e cognitivo do sonhador. O atraso de fase, típico da adolescência, gera uma tendência à vespertinidade, criando um descompasso entre o relógio biológico e as exigências sociais, como os horários escolares, o que pode resultar em problemas comportamentais e prejudicar o desempenho acadêmico. Este estudo analisou a relação entre sono, sonhos, estados de humor, hábitos, pandemia e desempenho acadêmico em jovens durante um exame nacional. Parte dos participantes utilizou actímetros (dispositivos semelhantes a relógios de pulso), para monitorar padrões de atividade-repouso durante o período do exame. Os relatos de sonhos foram coletados e analisados em termos de frequência e valência emocional. A análise dos dados incluiu procedimentos estatísticos descritivos e inferenciais, como análises de variância com testes post-hoc, modelos de regressão linear múltipla e modelos lineares generalizados (GLM), como a regressão de Poisson. Uma análise hierárquica por clusters foi realizada para agrupar padrões de variáveis relacionadas ao sono (qualidade do sono, cronotipo, sonolência diurna e jetlag social), sonhos, estados de humor e desempenho acadêmico. Os achados indicam uma prevalência de sonhos negativos antes do primeiro dia de exame, o que pode estar associado a teoria onírica de regulação emocional, bem como uma pior qualidade do sono e sonhos ruins no último mês como principais preditores do desempenho no exame junto ao impacto da pandemia de Covid-19 na rotina de sono. O estudo oferece insights sobre a necessidade de intervenções focadas em promover uma melhor saúde do sono e regulação emocional em populações jovens, especialmente em contextos de alta pressão, como exames seletivos, contribuindo para o entendimento da interação entre aspectos neurobiológicos e emocionais no desempenho acadêmico.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1216466 - JOHN FONTENELE ARAUJO - nullInterna - 6346130 - MARIA BERNARDETE CORDEIRO DE SOUSA
Presidente - 1660044 - SIDARTA TOLLENDAL GOMES RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 30/10/2024 18:58
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