ESTRATÉGIAS MIDIÁTICAS NA APRENDIZAGEM DO TEMA DST/AIDS: Ações em rede para reduzir vulnerabilidades de adolescentes e jovens da comunidade de Mãe Luiza, Natal RN
Educomunicação; Cidadania comunicativa; Práticas sociais; Promoção da saúde; Adolescentes e jovens.
Jovens e adolescentes ainda são um grupo bastante vulnerável às DST/Aids. No intuito de combater essa vulnerabilidade surgiu o Projeto de intervenção comunitária que esta sendo desenvolvido no bairro de Mãe Luiza, na cidade de Natal, “Fortalecimento de Redes de Ação Comunitária para Prevenção em DST/Aids: conhecer e Intervir”, popularmente conhecido como Projeto “Viva Mãe Luiza”. O projeto no que tange a essa faixa etária desenvolve oficinas educomunicativas, cuja abordagem envolve a temática DST/AIDS junto às mídias: Vídeo, fotografia, cartilha e teatro.Esta pesquisa integra as atividades do projeto e tem como objetivo geral investigar como as estratégias e práticas de comunicação midiática desenvolvidas no projeto auxiliam na aprendizagem para a prevenção das DST/AIDS e na redução de vulnerabilidades por adolescentes e jovens da comunidade de Mãe Luiza. Para tanto, desenvolvemos discussão teórica sobre educomunicação (KAPLÚN, 200; FREIRE, 1996; SOARES, 2000); comunicação comunitária (PERUZZO, 2006); comunicação e saúde (TRENCH e ANTENOR, 2010; LEFEVRE, LEFEVRE e FIGUEIREDO, 2010; TEIXEIRA, 2004; NATANSOHN, 2004); vulnerabilidade (SANTOS, 2008; AYRES, 2011; BERTOLOZZI et. al. 2009); prevenção (CZERESNIA, 2003), e educação entre pares (ARRUDA, 2011); descrição das atividades do projeto e uma base metodológica pautada na Pesquisa-ação, tendo como técnica de coleta de dados questionários, a entrevista em profundidade e observação etnográfica, referenciada pelos autores Thiollent (2011), Angrosino (2009), Gil (2008) e Duarte (2009).