O IMPACTO DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL: uma análise propositiva da comunicação digital do Campus Virtual de Saúde Pública da OPAS
Estudos da Mídia, CVSP, OPAS, Twitter, Facebook, Saúde Pública
Esse estudo analisa as ações de comunicação institucional do Campus Virtual de Saúde Pública direcionadas às redes sociais, especificamente o twitter e o facebook, para compreensão da capacidade dessas ações em gerar visibilidade e vinculação por parte de seus
públicos-alvo: gestores, profissionais e estudantes da saúde. Escolhido por ser a organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo, uma plataforma educacional que abrange todas as Américas com o foco em oferecer capacitação de qualidade e de forma acessível para os profissionais e estudantes da área da saúde. A profusão de informações acerca da pandemia da COVID-19 que se propagou no ambiente midiático impactou diretamente a população e como ela lida com essas mediações contemporâneas, já que desde 2020 o número de inscritos na plataforma dobrou e desde então vem crescendo constantemente, assim como o ensino mediado por tecnologias (Conte; Martini, 2015), assim a pesquisa pretende evidenciar que a comunicação institucional tem um papel fundamental nas redes sociais das grandes organizações. Nesse sentido vamos explorar a comunicação institucional do CVSP no twitter e facebook e debatê-la entremeio as estratégias de comunicação usadas para aumentar a visibilidade da plataforma, tendo como principais referência os estudos sobre midiatização Almeida 2021; Alencar e Hjavard (2022); Ferreira (2021); Véron (2004). Buscando ampliar os estudos acerca da comunicação institucional das grandes organizações através das redes sociais, a partir de um olhar da midiatização.