MODELO DE AVALIAÇÃO PARA CAMPANHAS DE SAÚDE: uma proposta de análise da campanha “Lembre de se cuidar. sífilis. Teste, trate e cure”
avaliação de campanha; campanha de saúde; comunicação e saúde; sífilis; informação de saúde; indicadores.
As campanhas de saúde exercem um papel substancial como propulsoras do diálogo entre a sociedade e as organizações de saúde pública. Foi por intermédio dessas campanhas que o Ministério da Saúde realizou ações específicas de comunicação visando o combate à sífilis congênita e adquirida no Brasil. Face a este panorama, essa tese de doutorado tem como objetivo geral propor um modelo de avaliação para campanhas de saúde, com base no caso da campanha nacional de saúde intitulada “Lembre de se cuidar. Sífilis. Teste, trate e cure”, também objeto de estudo desta investigação. Para embasar o modelo de avaliação, articulamos os dados empíricos junto ao arcabouço teórico acerca da comunicação e saúde (SOARES; CARDOSO, 2007; ALBARADO, PRADO E MENDONÇA, 2019), campanhas de saúde (ATKIN E RICE, 2012) e avaliação de campanhas (SNYDER, HAMILTON E HUEDO-MEDINA, 2009; FRENCH et al., 2014; FRIEDMAN et al., 2016; ANKER et al., 2016). A partir de um movimento analítico, envolvendo teoria e empiria, o processo metodológico foi sistematizado em cinco fases: (I) Revisão integrativa sobre indicadores de avaliação de campanhas de promoção à saúde: coleta e seleção dos indicadores (compreensão da mensagem, efeito da campanha, eficácia e aceitabilidade); (II) Definição do corpus: campanha “Lembre de se cuidar. Sífilis. Teste, trate e cure”; (III) Coleta de dados empíricos mediante aplicação dos Grupos Focais - Jovem, Diversidade, Profissionais de Saúde e Gestantes; (IV) Análise dos dados a partir da Teoria Fundamentada e validação dos indicadores e (V) Proposição do Modelo de Avaliação Campanhas de Saúde. Dentre os resultados advindos desta investigação, destaca-se a proposição de um modelo teórico-descritivo de avaliação de campanhas de comunicação nomeado por I-P.A-AS (Informação direcionada ao Público-Alvo para estimular Ação em prol da Saúde) foi estruturado em três dimensões principais: 1) Estratégia de Informação e Saúde; 2) Envolvimento do público-alvo e 3) Ação em prol da saúde. O modelo valida também os resultados da teoria fundamentada dos dados, comprovando a Informação de saúde como dimensão principal para direcionar as estratégias de comunicação de uma campanha de saúde. Espera-se que as implicações apresentadas no decorrer desta tese, sobretudo o modelo de análise, proporcionem novas perspectivas para o campo da comunicação e saúde, permitindo que o modelo seja aplicado na implementação e avaliação de campanhas.