O IMPACTO DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL: uma análise propositiva da comunicação do Twitter e Facebook do Campus Virtual de Saúde Pública da OPAS
Estudos da Mídia; CVSP; OPAS; Twitter; Facebook; Saúde Pública.
Esse estudo analisa as ações de comunicação institucional do Campus Virtual de Saúde Pública direcionadas às redes sociais, especificamente o twitter e o facebook, para compreensão da capacidade dessas ações em gerar visibilidade e vinculação por parte de seus públicos-alvo: gestores, profissionais e estudantes da saúde.Escolhido por ser a organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo, uma plataforma educacional que abrange todas as Américas com o foco em oferecer capacitação de qualidade e de forma acessível para os profissionais e estudantes da área da saúde. A profusão de informações acerca da pandemia da COVID-19 que se propagou no ambiente midiático impactou diretamente a população e como ela lida com essas mediações contemporâneas, já que desde 2020 o número de inscritos na plataforma dobrou e desde então vem crescendo constantemente, assim como o ensino mediado por tecnologias (Conte; Martini, 2015). A pesquisa pretende evidenciar que a comunicação institucional tem um papel fundamental nas redes sociais das grandes organizações. Nesse sentido vamos explorar a comunicação institucional do CVSP no twitter e facebook e debatê-la entremeio as estratégias de comunicação usadas para aumentar a visibilidade da plataforma, tendo como principais referência os estudos sobre midiatização Almeida 2021; Alencar e Hjavard (2022); Ferreira (2021); Véron (2004. Buscando ampliar os estudos acerca da comunicação institucional das grandes organizações através das redes sociais, a partir de um olhar da midiatização.