E SOBRE ESTA REDE EDIFICAREI A MINHA IGREJA: estratégias e processualidades midiatizadas dos pregadores de internet
Pregadores de internet; influenciadores digitais da fé; midiatização da religião; processualidades midiatizadas.
Esta pesquisa de doutoramento aborda a produção audiovisual e a atuação dos influenciadores digitais da fé que produzem conteúdo com pregações de temáticas cristãs no YouTube, tomando como objeto empírico as produções de Deive Leonardo e do pastor Antônio Júnior. Esses agentes midiático-religiosos são responsáveis por produzir um fenômeno que estamos denominando de “pregadores de internet”, trabalhado a partir de uma operacionalização metodológica pautada no conceito de midiatização da religião. Nossa hipótese de pesquisa é que a produção de conteúdos evangélicos, no YouTube, faz surgir uma categoria especificamente midiática no campo religioso, com menor interferência institucional. O objetivo geral da pesquisa é analisar as estratégias e processualidades midiatizadas dos pregadores de internet, a partir da plataforma YouTube, de modo a compreender como a midiatização da religião articula os processos de institucionalização deste fenômeno midiático-religioso.