PARTICIPAÇÃO DA PASTORAL DA COMUNICAÇÃO EM PROCESSOS MIDIÁTICOS DA IGREJA CATÓLICA: PRÁTICAS COMUNITÁRIAS DA REDE DE COMUNICADORES DA ARQUIDIOCESE DE NATAL – RECAN (RN)
Estudos da Mídia; Pastoral da Comunicação; Comunicação Católica; Rede de Comunicadores; Pascom; Comunicação Comunitária
Os processos comunicacionais da Igreja Católica seguem fluxos diversos e multidirecionais, com a participação de diversos atores. Dentre esses, no Brasil, a Instituição conta com os agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom), que atuam de forma voluntária nas paróquias e comunidades, executando ações de divulgação e integração comunitária. A atuação da Pascom é embasada em documentos eclesiais, estudos sobre a comunicação e práticas sociais desenvolvidas no ambiente comunitário, a partir de quatro eixos: formação, articulação, produção e espiritualidade (CNBB, 2014a). Esta pesquisa busca explicar como se processa a participação dos agentes da Pascom, articulados em rede, na comunicação midiática da Igreja Católica, sob a perspectiva comunitária, tendo em vista o contexto comunicacional contemporâneo, as orientações eclesiais e as motivações desse agente para contribuir com esses processos. Este estudo reflete sobre conceitos ligados à comunicação comunitária e à participação em processos midiáticos desenvolvidos em rede por movimentos sociais, especificamente no seio da Igreja Católica, tomando por base o contexto comunicacional contemporâneo. A pesquisa é de natureza qualitativa e se realiza por meio de estudo de caso (YIN, 2005), tratando da participação dos agentes da Pascom nos processos realizados pelo Setor de Comunicação Social e pela Rede de Comunicadores da Arquidiocese de Natal (Recan). A base teórico-metodológica desta pesquisa inclui reflexões sobre comunicação comunitária (PAIVA, 2003; 2007; PERUZZO, 2009), participação (BORDENAVE, 1994; PERUZZO, 2007; CARPENTIER, 2018), mídia e religião (MARTINO, 2016) e interfaces com o catolicismo (PUNTEL, 2010; ALVARENGA, 2016; SBARDELOTTO, 2017; e ZANON, 2021). Além de revisão bibliográfica, recorre-se a técnicas de pesquisa documental, análise de produtos midiáticos, observação sistemática, aplicação de questionários e entrevista. Espera-se, a partir da observação do fenômeno, delinear e refletir sobre esse modelo de comunicação católica em rede na perspectiva da comunicação comunitária e apontar percepções sobre a atuação da Pascom e sua contribuição para a comunicação na Igreja.