IMAGENS EFÊMERAS NO UNIVERSO DAS MARCAS: PADRÕES, TENDÊNCIAS E COMPARTILHAMENTOS A PARTIR DO USO DE MARCAS DE MODA AUTORAL
Compartilhamento efêmero; Ciberpublicidade; Práticas sociais; Moda; Consumo
A presente pesquisa se propõe investigar como marcas de moda autoral, pequeno e médio porte, estão realizando suas práticas midiáticas através do compartilhamento efêmero de seus conteúdos no contexto de redes sociais digitais. Para isso, é considerado os Stories no Instagram enquanto universo e objeto de análise. A metodologia se desenvolve principalmente através da Teoria Fundamentada (OROZCO GOMEZ; GONZÁLEZ REYES, 2011) (FRAGOSO; RECUERO; AMARAL, 2011) (GLASER, HOLTON, 2004) (SILVA; CABRAL; CASTRO; 2019) (KOERICH et al, 2018) (CASSIANI; CALIRI; PELÁ, 1996), mas também foram usadas abordagens quantitativas paralelas e de apoio com o intuito de visualizar o objeto de pesquisa em diferentes perspectivas. Desse modo, foram realizadas duas coletas em cinco perfis de marcas distintas, em diferentes períodos do ano. A primeira coleta foi estabelecida entre os dias 19 de junho de 2019 até o dia 18 de agosto de 2019 e a segunda, 30 de novembro de 2019 à 30/01/2020, totalizando quatro meses e 3.766 compartilhamentos efêmeros a serem analisados e estudados. Como resultado, alcançamos, na codificação seletiva a teoria substantiva que emergiu dos dados empíricos: para expandir suas práticas midiáticas e promover a marca, proprietários de pequenas e médias marcas de moda autoral produzem conteúdos que são postados, em sua maioria, em dias e horários laborais, pois têm como maior objetivo convidar o usuário, mediante uma vitrine anunciante, à loja física ou online. Portanto, a comunicação das marcas se alicerçou nessa "vitrine híbrida anunciante", usando sua efemeridade como forma de renovação constante desse convite.