A CONSTRUÇÃO DE MASCULINIDADES ATRAVÉS DO DISCURSO PUBLICITÁRIO: A MASCULINIDADE TÓXICA PAUTADA PELA POSSIBILIDADE DE CONSUMO
Masculinidade; Tóxica; Publicidade; Mídia, Discurso
Tendo em vista a emergência das discussões sobre a masculinidade tóxica no campo midiático, na política, na religião, na ciência e em tantas outras esferas, este trabalho busca compreender como e sob quais condições esta mesma discussão aparece no discurso publicitário. Assim, este trabalho se propõe a realizar uma análise do discurso, a partir de uma perspectiva foucaultiana, de três vídeos publicitários de produtos de higiene voltados para o público masculino. A hipótese sugerida é a de que o discurso publicitário se apoia na noção de masculinidade tóxica para promover, dentre o seu público-alvo, novos hábitos de consumo. Além disso, o trabalho busca discutir, por meio de revisão bibliográfica, os estudos de gênero, assim como o conceito de masculinidade tóxica a partir das perspectivas históricas e contemporâneas.