VITRINE DO EU: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE ESTEREÓTIPOS DE BELEZA FEMININA NO INSTAGRAM
ComunicaçInstagram; Discurso; Corpo; Subjetividade; Mulheres
Esta pesquisa propõe refletir sobre os estereótipos de beleza feminina no aplicativo Instagram. O corpus deste estudo são postagens feitas por usuárias da rede social. Sabemos que as mídias digitais alteraram os comportamentos, hábitos e formas de consumo de informação, de comunicação e de relações sociais. No Instagram, rede social de interesse desta pesquisa, a vida é narrada através de publicações. Em sequência, os posts dessa rede compõem uma vitrine onde o corpo belo feminino é exposto envolto em discursos categóricos de estereótipos de beleza. Em um cenário que convoca a visibilidade, esta pesquisa propõe analisar a produção discursiva dos estereótipos de beleza feminina no Instagram, utilizando como ferramentas de investigação a arqueogenealogia e a análise do discurso foucaultiana. Além da fundamentação em Foucault (2014; 2020; 2019), essa pesquisa tem o aporte em Debord (1997), Lasch (1985) e Bauman (2001) no campo social, Castro (2001), Sibilia (2016), Santaella (2018), Sant’anna (2014) e Bernuzzi nas noções de corpo e beleza e VEIGA-NETO (2007), VEYNE (2011), Gregolin (2015) Fischer (2005) e incontáveis outras vozes que contribuíram para o embasamento teórico deste texto. Constatamos que os enunciados produzidos no Instagram resultam na construção de estereótipos de corpo feminino belo.