RIR PARA PERSUADIR: A utilização dos memes na construção do discurso publicitário da Netflix Brasil
Publicidade híbrida; Mimetização publicitária; Memes; Netflix; Análise do Discurso
Os memes digitais têm se tornado cada vez mais presentes na vida das pessoas. Na publicidade não é diferente, o que torna relevante observar sua utilização como ferramenta persuasiva. A presente pesquisa objetiva analisar o discurso publicitário de empresas, por meio dos processos de hibridização da comunicação publicitária, explorando os aspectos construtivos e a produção de sentido através dos memes. O modelo de Publicidade híbrida contempla quatro elementos constituintes: capacidade de persuasão, viés entretível, nível de interação e estímulo ao compartilhamento (COVALESKI, 2010), dessa forma, trataremos sobre o humor (BERGSON, 2018), ferramenta persuasiva e componente característico dos memes, além dos demais aspectos desse gênero digital. A pesquisa é baseada em um estudo de caso, tendo como corpus três anúncios veiculados no canal do Youtube da Netflix Brasil, que se utilizam de memes que estão inseridos no ambiente digital. Para realizar a análise das peças selecionadas nos utilizamos de uma perspectiva dialógica, primordialmente, a intertextualidade, ferramenta muito comum na criação de produtos publicitários. Observa-se que os memes se apresentam como importantes e novos elementos na criação do discurso publicitário, pois além de persuadir, entretém. A partir dos resultados podemos concluir preliminarmente que vivenciamos um novo processo de mimetização publicitária, que busca prender a atenção de uma audiência cada vez mais dispersa.