Youtuber: O Produtor de Conteúdo no Youtube e as Relações de Produção Audiovisual
YouTuber; Cibercultura; Produtor de Conteúdo; Audiovisual
O estudo busca traçar um panorama sobre os criadores de conteúdo audiovisual online para o YouTube, os YouTubers. Assim, nosso objetivo principal na realização da pesquisa é compreender como se dá a construção do indivíduo produtor de conteúdo audiovisual no site YouTube, e seu processo de trabalho desde a idealização dos vídeos até sua relação com a audiência. Examinando o processo de criação e enquadramento do produtor de conteúdo no YouTube no mercado audiovisual e identificando a maneira como a relação com a audiência interfere no processo de criação do conteúdo, traçar o perfil do profissional do produtor de conteúdo no YouTube a partir realização de entrevistas e descrever a visualidade ao longo dos vídeos dos produtores de conteúdo no YouTube. A partir dessa perspectiva, os elementos da cibercultura nos auxiliam a observar a formação desse produtor de conteúdo audiovisual e sua relação com o mercado audiovisual brasileiro. A pesquisa tem como base teórica os conceitos de cultura participativa (JENKINS, 2009; JENKINS, FORD E GREEN, 2014), cibercultura (LEMOS, 2013) e a relação da sociedade com as tecnologias (KERCKHOVE, 1997; RECUERO, 2012) como uma forma de aproximar o ambiente em que está imerso o objeto da pesquisa e a teoria da linguagem audiovisual (AUMONT, 1993; AUMONT E MARIE, 2003; BROWN, 2012; RODRIGUES, 2007) e análise da imagem (ROSE, 2002; AUMONT, 1993; VANOYE; GOLIOT-LÉTÉ, 1994; METZ, 1974). Dessa maneira, nos aprofundamentos na formação desse produtor de conteúdo audiovisual no YouTube assim como observamos o processo de criação dos vídeos publicados como forma de acompanhar esse fenômeno que emerge da Internet.