ASSISTENCIALISMO E ESPETÁCULO NA TV DO RN: AFETO E PERSUASÃO NO DISCURSO DE CARLOS ALBERTO DE SOUSA
Estudos da Mídia. Televisão. Rio Grande do Norte. Política. Assistencialismo. Entretenimento. Análise de Discurso.
A pesquisa investiga o afeto como ferramenta de persuasão no discurso do apresentador Carlos Alberto de Sousa, político e empresário, fundador da TV Ponta Negra, que entre no final dos anos 1980 e início dos anos 1990 comandou um programa de auditório denominado Programa Carlos Alberto de Sousa na emissora. Nosso recorte serão três programas completos, que foram ao ar, respectivamente, nos anos de 1987, 1990 e 1991. Por meio da análise de discurso, parte dos códigos que ligam os dois lados da tela num ambiente de assistencialismo, entretenimento e política. Como referencial teórico, utilizaremos autores como Sodré (1975, 1977, 2002, 2006), Aldé (2004), Gomes (2004), Lima (2001), Bourdieu (1997), Merton e Lazarsfeld (2000), Hjarvard (2012, 2014). Como ferramenta metodológica principal, utilizaremos Análise de Discurso, particularmente com base nos conceitos de esquecimento descritos por Orlandi (1999) e Pêcheux (2014). A metodologia inclui, ainda, pesquisa bibliográfica, documental, história oral e pesquisa videográfica junto ao acervo da emissora.