CIBERFEMINISMO E A (IN)VISIBILIDADE DA MULHER NEGRA YOUTUBER
racismo; visibilidade midiática; youtube; feminismo; empoderamento.
Dentro de todo o aparato tecnológico utilizado na comunicação pós-moderna e da atual
facilidade em produzir e consumir conteúdo dentro do ciberespaço, principalmente nos sites
de redes sociais, ainda é possível verificar que determinados sujeitos não conseguem ter a
mesma visibilidade midiática que outros. Esse é o caso das mulheres negras youtubers, que
mesmo se apropriando do espaço digital para construir uma rede de conversas e emancipação para
outras mulheres negras, ainda estão aquém quando paramos para analisar as estatísticas de
alcance e engajamento. Discutindo sob o viés do feminismo interseccional e do empoderamento feminino, a
presente pesquisa se propõe, através de um estudo descritivo, a observar e identificar canais de
mulheres youtubers que possuem essas temáticas como uma das pautas centrais, buscando
identificar e comparar o alcance e a visibilidade das youtubers negras e seus conteúdos em relação a youtubers não negras e suas produções. O objetivo, portanto, é expor a problemática da invisibilidade midiática e discutir sobre os modos do racismo na contemporaneidade.