AUDIOVISUAL PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS: ANÁLISE SOSSIOSEMIÓTICA DA OBRA INTERATIVA SHIELD 5
Sociossemiótica; Audiovisual; Dispositivos Móveis; Convergência; Tecnologias Digitais.
Os fluxos informacionais atuais são condicionados às novas condições espaço- temporais muito em função dos avanços sociais e das tecnologias digitais. Conceitos como mobilidade, ubiquidade e conectividade se fazem presentes em dispositivos e plataformas de mídia, permitindo novas formas de produzir, distribuir e consumir conteúdo. O presente trabalho tem o intuito de analisar a obra Shield 5 de acordo com os preceitos teórico-metodológicos da sociossemiótica de Landowski. Tendo em vista que se trata de um produto que incorpora o audiovisual aos dispositivos móveis através da plataforma de rede social Instagram, a interatividade se apresenta como uma configuração básica e atuante no processo. Nesse sentido, serão identificados e relacionados os elementos interativos da obra com os regimes de interação e sentido descritos por Landowski no seu sistema semiótico, pautado em quatro grandes comportamentos recorrentes: a programação, o acidente, a manipulação e o acidente.