PERFIS EM REDE: A NARRATIVA BIOGRÁFICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM COM ESTUDANTES DE JORNALISMO
Como as identidades narrativas de narrador e narrado se permutam na construção de narrativas biográficas? Para responder a essa pergunta e observar o processo de aprendizado do outro através de entrevistas biográficas, investigamos como uma turma de estudantes de jornalismo aprende a fazer entrevistas. Através de um modelo padrão de entrevista, observamos o comportamento dos entrevistadores antes e depois das entrevistas, identificando semelhanças e diferenças em relação aos entrevistados. A pesquisa-intervenção, através do método cartográfico, teve como principais resultados o aperfeiçoamento do modelo e da capacidade interpretativa dos entrevistadores. Para isso, buscamos o aporte teórico em Martín-Barbero (1997), Martinez (2008) e Gomes (2008) para a construção daquilo que chamamos de Modelo Aberto de Narrativas Biográficas para o Jornalismo. Ademais, propomos também uma revisão bibliográfica sobre os assuntos que competem a intersecção entre as áreas de Jornalismo e Narrativa.