PRODUTOS E IMAGENS DA INDÚSTRIA CULTURAL EM TATUAGENS: ESTUDO DA INTERAÇÃO FACE A FACE NA PRAIA DA PIPA-RN
tatuagem; hiperconsumo; corpo; cultura; Praia de Pipa-RN.
Este estudo é sobre o consumo de tatuagem de imagens de produtos da indústria cultura na Praia da Pipa, Tibau do Sul, Rio Grande do Norte. A proposta da pesquisa é discutir o corpo tatuado como dispositivo de interação em co-presença e mapear sua lógica e seus códigos, regras e tentativas de acionamento, a partir do relato de quatro moradores dessa localidade que tatuaram esse tipo de imagens. Realizamos uma observação empírica em um estúdio de tatuagem, entre os meses de julho e agosto de 2016. Divido em duas partes, este texto e este relatório uma projeção da dissertação que será defendida em fevereiro de 2017. A primeira parte do texto, apresenta a problemática da pesquisa, os objetivos, as hipóteses e a justificativas da investigação. A segunda parte apresenta uma breve apresentação da localidade onde o estudo foi realizado, o percurso metodológico escolhido para realizar o trabalho de campo, e a base teórica sob a qual foram definidos os objetos empírico e teórico da pesquisa. As reflexões aqui apresentadas são fundamentadas, principalmente, nas obras de Le Breton (2007), Canevacci (2008), Braga (2011), Goffman (2012), Giddens (2003) e Lipovetsky (2007) e tem por objetivo aprofundar a compreensão sobre as interações sociais nesta localidade que se estabelecem no cotidiano dos moradores da Praia da Pipa e que são acionadas pelo corpo tatuado com imagens de produtos da indústria cultural.