UM OLHAR SOBRE A MÚSICA GOSPEL: A LÓGICA SIMBÓLICA E DE MERCADO DO MINISTÉRIO DE LOUVOR DIANTE DO TRONO
DT; Lógica econômica; Lógica simbólica; Indústria Fonográfica; Música gospel.
O presente trabalho teve por objetivo compreender como o segmento gospel - tendo por base o Ministério de Louvor Diante do Trono, se articula à lógica de mercado por sua inserção na indústria fonográfica e se utiliza da lógica simbólica nas canções temas dos seus CDs/DVDs. Nossa pesquisa caracterizou-se por estudo de caso, constituindo-se metodologicamente pela análise descritiva do processo de produção, distribuição e veiculação dos CDs da banda e da análise funcional da música que permeou toda a dissertação. Como corpus analítico, as seguintes canções temas dos CDs: Preciso de Ti, Quero me Apaixonar, Tua Visão, Creio, Tu Reinas e Tetelestai. Partimos da hipótese que as instituições religiosas, como campo detentor da estruturação de bandas e artistas gospel, vivenciam uma nova dinâmica que consiste em uma modernidade de superfície ratificada nas formas de comunicar dos bens simbólicos produzidos, ou seja, simulam uma modernidade religiosa mantendo valores tradicionais quanto aos dogmas da religião, mas incorporam procedimentos empresariais e publicitários na divulgação de seus produtos. Os resultados encontrados apontam para a música gospel como mediação, integrante do ritual religioso, por vezes como oração e por outras como pregação, estimulante de consumo e de entretenimento, e, desempenha a ação de dispositivo na construção referencial de bens simbólicos.