TÍTULO DO PROJETO DE TESE:_Selaginella convoluta(Arn.) Spring: UMA ABORDAGEM FITOQUÍMICA ALIADA A ESTUDOS ÔMICOS E AVALIAÇÃO DO POTENCIAL BIOATIVO.
TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA QUE SERÁ APRESENTADO NO EXAME: _Espécies de Selaginellada Caatinga: investigação da quimiodiversidade baseada em molecular networkingcomo umainteressante e inovadora estratégia de desreplicação e avaliação do potencial bioativo.
Pteridófitas; Caatinga; Selaginellaceae; Selaginellasellowii; Selaginellaerythropus;
As pteridófitas demonstram ter interessantes uso na medicina popularrelatadas por diversas comunidades. No entanto, quando comparada com as plantas superiores poucos estudos tem explorado a diversidade química e o potencial bioativo das pteridófitas. Nesse contexto, diversas pteridófitas tem sido descrita na Caatinga, bioma exclusivamente brasileiro, que possui características edafoclimáticas peculiares. Algumas espécies de pteridófitas da Caatinga possuem uso popularrelatado, mas potencial químico e bioativo pouco explorados; grandeparte das plantas dessa classeencontrada na Caatinganão possuem nem relatosde usopopular descrito na literatura, além de potencial químico e bioativo, praticamente inexplorado.Dentre as pteridófitas descrita na Caatinga, duas espécies da família Selaginellaceae são endêmicas no Nordeste: Selaginellasellowiie Selaginellaerythropus.Essa família possui um histórico de evolução de mais de 400 milhões de anos superando diversas pressões bióticas e abióticas.Tomando em conjunto, o bioma Caatinga com características edafoclimáticas peculiares, aliado ao histórico evolutivo das espécies da família Selaginellaceae apontam para uma quimiodiversidade diversificada. S. sellowiie S.erythropusnão possuem relato de uso popular, além de potencial químico e bioativopouco explorados.Diante disso, a presente proposta tem comoobjetivo avaliar a quimiodiversidades dessas espécies de pteridófitas da Caatinga, bem como investigar seu potencial bioativo.