AVALIAÇÃO DAS MANIFESTAÇÕES PATOLÓGICAS PRESENTES EM RESERVATÓRIOS INTEGRANTES DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE NATAL
patologia, durabilidade, concreto.
As obras de infraestrutura englobam áreas estratégicas para o desenvolvimento da sociedade. Neste âmbito as obras de saneamento são de suma importância para o desenvolvimento social. Com o fornecimento de água em quantidade suficiente e qualidade satisfatória, juntamente com a coleta e o devido tratamento dos efluentes domésticos, a sociedade torna-se menos susceptível às doenças de veiculação hídricas.
Tanto o Sistema de Abastecimento de Água quanto o de Esgotamento Sanitário dependem, para seu perfeito funcionamento, de reservatórios, seja para o acumulo de água para atendimento da população, seja para a devida retenção e tratamento dos efluentes domésticos.
Essas estruturas apresentam características bem específicas de utilização, porque o microclima criado em seu entorno caracteriza-se pela elevada umidade relativa do ar e pela presença de substâncias danosas ao concreto, como os íons cloretos presente na água.
Os reservatórios que integram o Sistema de Abastecimento de Água e Natal foram, em sua maioria, construídos entre as décadas de 1970 e 1980, período em que o meio técnico-científico não dispunha de estudos aprofundados sobre o mecanismo de deterioração do concreto armado. Por isso, esses reservatórios sofrem com o processo acelerado de degradação, apresentando diversas manifestações patológicas visivelmente identificáveis.
Diante dessa problemática este trabalho visa identificar as principais manifestações patológicas presentes em doze reservatórios integrantes do Sistema de Abastecimento de Água de Natal, e propondo um plano de recuperação.