UMA MEDIDA DE EFICIÊNCIA EDUCACIONAL PARA OS MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE: UMA ABORDAGEM DSBM
Educação; Eficiência; DEA Dinâmico.
Esta pesquisa teve como objetivo estimar a Fronteira de Eficiência Educacional dos municípios do estado do Rio Grande do Norte, em nível fundamental, no período de 2011 a 2017. A metodologia utilizada foi o modelo Dinâmico proposto por Tone e Tsutsui (2010). O estudo utilizou variáveis secundárias extraídas dos principais sites educacionais do país, tais como MEC, INEP e SIOPE. Os resultados mostraram que apenas 28 municípios localizaram-se sobre a fronteira de eficiência global e que a maioria deles está concentrada na mesorregião Oeste Potiguar. Embora o índice de ineficiência tenha chegado a 77,24%, 57 municípios apresentaram scores de eficiência acima de 0,8. Os resultados indicam que os gestores municipais devem rever a forma de como alocam os recursos educacionais a fim de melhorar os indicadores desses municípios.