UMA MEDIDA DE EFICIÊNCIA EDUCACIONAL PARA OS ESTADOS BRASILEIROS: UMA ABORDAGEM DSBM
Educação, Eficiência, DEA Dinâmico
Dentre os serviços prestados pelo Estado, destaca-se a educação básica como sendo responsável por gerar cidadãos com boa capacidade de leitura, contextualização e organização lógica das ideias. Dessa forma, os resultados geram externalidades positivas, justificando os esforços governamentais a fim de prover tais serviços (SAVIAN E BEZERRA 2013). De acordo com Franco (2008), a educação se constitui em um fator chave para o crescimento e desenvolvimento econômico de qualquer nação, isto é, os gastos em educação são mais promotores do crescimento e desenvolvimento econômico do que outros gastos. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é mensurar a eficiência educacional dos estados brasileiros, em nível fundamental, para o período de 2007 a 2015. Para alcançar o objetivo do estudo será dotado o método de análise envoltória de dados em painel, denominado DEA dinâmico. Além disso, a análise será feita em dois ciclos, ou seja, o primeiro corresponde aos anos iniciais do ensino fundamental e o segundo ciclo equivale aos anos finais do ensino fundamental. Dessa forma podem-se comparar os níveis de ensino e observar em qual dos dois os recursos empregados estão apresentando os melhores resultados, que serão refletidos em maiores scores de eficiência.