Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISLAYNE CORTEZ DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISLAYNE CORTEZ DA SILVA
DATA : 01/09/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Análise do uso de herbicida na germinação e desenvolvimento do cártamo, Carthamus tinctorius L.


PALAVRAS-CHAVES:

Cártamo; herbicidas; oleaginosas; agricultura familiar.


PÁGINAS: 50
RESUMO:
O cártamo, Carthamus tinctorius L., é uma espécie de oleaginosa, da família Asteraceae cultivada em todo o mundo, que possui diversas utilidades nos setores industriais e que apresenta adaptações às condições do semiárido (POSSENTI; et al., 2016) devido a sua tolerância à baixa pluviosidade e altas temperaturas. Estudos realizados no semiárido nordestino, na cidade de Apodi/RN, apresentaram resultados positivos quanto ao seu desenvolvimento em regiões com altas temperaturas e baixa disponibilidade de água, onde foi possível identificar um encurtamento do seu ciclo de vida em até 50% quando cultivado nessas regiões. Atualmente é considerada uma planta de grande potencial na produção de biodiesel devido a presença de um alto teor de óleo em suas sementes, com cerca de 72% de ácido graxo linoleico em sua composição.

Apesar do cártamo apresentar grande capacidade de adaptação em diferentes condições climáticas e de disponibilidade de nutrientes para seu desenvolvimento, a espécie em questão ainda não conseguiu desenvolver atributos favoráveis à sua sobrevivência quando exposto a situações de competição com outras espécies, como é o caso das plantas daninhas que surgem ao longo do seu desenvolvimento e por se tratar de uma espécie de crescimento lento e ciclo mais longo, a competição torna-se um fator mais limitante, podendo haver uma perda de produtividade de até 88% (KRENCHINSKI; et al., 2018). O método de controle químico é viabilizado através do uso de herbicidas, que provocam a morte ou eliminam a fitomassa epígea das plantas daninhas, a cultura do cártamo não apresenta herbicidas registrados no Brasil, além de se conhecer poucos produtos que apresentem seletividade à cultura, assim como também há poucos trabalhos a respeito do uso de herbicida no controle de plantas daninhas na cultura do cártamo, evidenciando a necessidade de mais estudos sobre a atuação do método de controle químico através do uso de herbicidas para um maior aproveitamento da cultura em questão.

            A agricultura familiar vem ganhando força no contexto de (re)valorização da ruralidade e do reconhecimento do papel das economias locais. Onde, de acordo com LIMA (2019), no Brasil, a agricultura familiar é responsável pela produção de cerca de 70% dos gêneros alimentícios consumidos pela população do país, como é o caso do feijão, arroz, farinha, milho e outros. O cultivo do cártamo em áreas semiáridas poderá contribuir com a demanda de óleo vegetal no Brasil, e com isso, é nítida a importância do investimento em agricultores locais. Este projeto busca promover a inserção do cártamo na agricultura familiar, pois trata-se de uma cultura de grande importância econômica em diversos setores industriais, além de ser uma espécie promissora na produção de biodiesel no Brasil, possibilitando a geração de emprego e renda para diversos agricultores.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1074041 - ANDREA LEME DA SILVA
Externo à Instituição - GLAUBER HENRIQUE DE SOUSA NUNES - UFERSA
Presidente - 1516627 - JULIANA ESPADA LICHSTON
Notícia cadastrada em: 22/08/2024 08:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao