GRAU DE CONHECIMENTO DE PACIENTES SOBRE O ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL E A NECESSIDADE DO USO DE CARTILHA EDUCATIVA PARA ORIENTAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA
Acidente Vascular Cerebral, Fisioterapia, Orientação
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma disfunção neurológica de origem vascular que acarreta deficiências físicas e incapacidades. O Brasil lidera as estatísticas de mortalidade por AVC entre os países da América Latina, demonstrando ainda ser uma doença negligenciada neste país. A incidência está relacionada aos fatores de risco e ainda é grande a desinformação em nosso país sobre o AVC, o tratamento e a profilaxia. O objetivo desse estudo foi de avaliar o grau de conhecimento de pacientes sobre o AVC e a necessidade do uso de cartilha educativa para orientação fisioterapêutica. A amostra foi composta de 53 pacientes, 22 do sexo feminino e 31 do sexo masculino, com idade média 56,2±10,9 anos. Os pacientes foram avaliados através do preenchimento de questionários, observando-se os aspectos sócio-demográficos e clínicos, avaliação neurológica, avaliação funcional, conhecimento da patologia e apresentação de cartilha educativa. Os dados foram analisados através do teste Qui-quadrado. De acordo com os resultados encontrados, observou-se que os pacientes não tinham conhecimento satisfatório sobre a terminologia, sinais de alerta e complicações do AVC, não tinham conhecimento e não realizavam o posicionamento adequado do membro e as transferências, porém, tinham conhecimento e realizavam as manobras de alongamento. Isso revela a necessidade de implantação de políticas públicas que levem à população informações sobre o AVC. Após a alta do tratamento fisioterapêutico ambulatorial a utilização de cartilhas educativas com orientações sobre posicionamento, realização de alongamentos e transferência é importante na reeducação funcional e incentivo à independência do indivíduo acometido por AVC.