DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM JOGO SÉRIO PARA REABILITAÇÃO DO EQUILÍBRIO DE IDOSOS UTILIZANDO REALIDADE VIRTUAL
Envelhecimento; Terapia de Exposição à Realidade Virtual; Reabilitação; Equilíbrio Postural; Tecnologia.
Introdução: As mudanças sistêmicas decorrentes do envelhecimento alteram o equilíbrio postural e várias abordagens têm sido cada vez mais utilizadas para sua manutenção ou restauração, destacando-se a Realidade Virtual (RV). A RV possibilita uma experiência interativa por meio da utilização de jogos com ambientes enriquecidos e complexos. A maioria dos jogos comerciais são usados como estratégia de tratamento, porém, não foram projetados para trabalhar domínios cognitivos e motores. Os jogos sérios surgem com um propósito que vai além do entretenimento. O seu desenvolvimento no ambiente da RV possibilita o treinamento sensorial, motor e cognitivo, além de proporcionar conteúdo e feedbacks com objetivos personalizados para as peculiaridades do usuário, fornecendo ajustes com finalidade terapêutica envolvendo aprendizagem, adesão e desafio. Objetivo: Desenvolver e validar o jogo sério VirtuAlter para reabilitação do equilíbrio de idosos utilizando a realidade virtual. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo contemplando duas etapas: 1) Apresentação do jogo sério VirtuAlter de acordo com o processo de desenvolvimento, interface, metáfora do jogo, metas lúdicas e terapêuticas; 2) Validação de conteúdo do jogo sério VirtuAlter por meio da análise de juízes especialistas fisioterapeutas e profissionais da área de ciência e tecnologia aplicada ao desenvolvimento de games e/ou RV. Será empregada a técnica Delphi onde os juízes deverão executar o jogo quantas vezes lhes forem necessárias e expressar suas opiniões sobre o conteúdo do jogo, preenchendo os instrumentos: Dimensões da validação de conteúdo do jogo sério VirtuAlter e System Usability Scale (SUS). Resultados Preliminares: Estão relacionados à primeira etapa da pesquisa, com a descrição do protótipo inicial do jogo. O protótipo inicial envolve duas etapas: a primeira em um cenário de uma trilha na floresta; e a segunda em um ambiente seco, deserto e com pouca vegetação. O idoso executa as metas lúdicas ao percorrer a trajetória do jogo, realizando a captura da energia púrpura e ultrapassando um obstáculo. Esses elementos são representados de modo terapêutico pela execução da marcha estacionária, alcance de membros superiores e da subida e descida de um obstáculo. O protótipo inicial contempla um avatar representado por um boneco humano na fase adulta, um feedback de conhecimento de resultado e uma distância virtual pré-estabelecida. Como perspectivas futuras, pretende-se viabilizar o aprimoramento do protótipo e executar a validação de conteúdo do jogo.