Detecção Indireta de Matéria Escura usando raios gamma
Modelo Padrão, Matéria Escura, Detecção indireta, Raio gama, CTAO.
Neste trabalho, realizamos uma revisão do Modelo Padrão (MP), apresentando toda a base teórica envolvida na física de partículas, partindo das partículas que compõem o MP, estudando a fenomenologia envolvida e analisando a eficácia desta teoria. Além disso, são apresentadas as limitações desta teoria no que diz respeito à Matéria Escura (ME) e as diferentes observações que motivam o estudo de uma nova física que vá além do Modelo Padrão (BSM), a fim de determinar a natureza da matéria escura.
Para concluir, abordamos a detecção indireta (DI) de Matéria Escura, introduzindo os raios gama como uma fonte de informação para os estudos de ME. Também apresentamos nesta dissertação o Cherenkov Telescope Array Observatory (CTAO) como um novo experimento que poderá nos fornecer evidências experimentais de ME por meio da observação de raios gama.
Finalmente, apresentamos um estudo sobre o Gammapy, um software de código aberto disponível para todos os físicos interessados em realizar estudos sobre Matéria Escura utilizando raios gama; esta é, inclusive, a principal ferramenta que será utilizada pelo experimento CTAO para realizar a análise dos raios gama detectados.