COMO A GENTE SE VÊ? A EMPATIA EM DIFERENTES FASES DO DESENVOLVIMENTO
Comportamento humano; Habilidades socioemocionais; Desenvolvimento.
A empatia é definida como o ato de observar e compreender a realidade emocional do outro, independente de se ter experiência naquela situação. Por se tratar de uma habilidade socioemocional, para aprimorá-la, é necessário fazer parte de um ambiente que propicie a sua vivência e treinamento. Para conseguir se colocar no lugar do outro o indivíduo precisa, desde o início do seu desenvolvimento, reconhecer suas próprias emoções e enxergá-las nas pessoas ao seu redor, sendo possível identificar, no comportamento empático, a influência de variáveis individuais e contextuais. O objetivo deste trabalho é identificar como as variáveis sexo, classe socioeconômica e idade, influenciam na empatia. Ainda, pretendemos entender se pessoas mais empáticas realmente identificam melhor as emoções através da expressão facial, como é sugerido na literatura, além de elaborar um modelo preditivo para compreensão de quais variáveis explicam melhor o comportamento empático e elaborar um estudo metodológico para avaliar a necessidade de diferentes instrumentos para cada faixa etária. Como forma de investigar a expressão da empatia nos indivíduos de diferentes faixas etárias, utilizamos medidas de autorrelato e a sua pontuação em um teste comportamental utilizando o eye-tracker, um rastreador de movimentos dos olhos que nos auxiliará a investigar o quanto a eficácia no reconhecimento de emoções influencia no processo empático. A partir desses resultados, contribuiremos para a robustez da pesquisa em empatia, através da combinação de duas metodologias distintas e de uma coleta de dados que abrange faixas etárias diferentes, consequentemente fases do desenvolvimento distintas, podendo assim mostrar uma análise mais completa deste comportamento.