Viés cognitivo em cavalos (Equus caballus)
Cavalos; Aprendizagem; Personalidade; Viés cognitivo; Bem-estar; Emoções.
Estudos sobre bem-estar vêm mostrando que diversas espécies de animais em piores condições emocionais apresentam deficiências de aprendizagem, memória e viéses cognitivo, no sentido de julgar estímulos ambíguos como estímulos negativos (ie. são pessimistas). Entretanto, a maioria destes estudos desconsidera a influência da personalidade do animal na hora da realização dos testes. Neste estudo aplicamos a metodologia de testes de viés cognitivo para aferir o estado emocional de cavalos (Equus caballus) que participam de campeonatos vaquejada, considerado o fator estressante para os animais. Testamos as hipóteses de que: 1) animais em pior estado emocional (indicado a partir dos testes de viés cognitivo) apresentam pior desempenho em tarefas de aprendizagem de discriminação de local e 2) o viés cognitivo é influenciado pela personalidade do animal. O estudo foi conduzido com 21 animais adultos, 11 machos e 10 fêmeas, alocados em um hotel para cavalos e todos submetidos a treinos para atividades esportivas, como campeonatos. Verificamos que os perfis pessimista e otimista foram previsores da aprendizagem e que animais mais sociáveis com humanos tiveram melhor desempenho na aprendizagem. Nosso trabalho mostrou que a metodologia de viés cognitivo é uma ferramenta fácil e de rápida aplicabilidade, demonstrando ser capaz de aferir aspectos emocionais relevantes para a aprendizagem e bem-estar dos animais. No entanto, a personalidade do animal precisa ser levada em conta para evitar falsos negativos.