EFEITO DO ALERTA E VALÊNCIA EMOCIONAL NOS COMPONENTES DE LEMBRANÇA E FAMILIARIDADE DA MEMÓRIA EPISÓDICA
Teoria do duplo processo; reconhecimento; falsas memórias.
O sistema de memória episódica nos permite recuperar informações sobre eventos, incluindo os seus aspectos contextuais. Tem sido sugerido que a memória episódica é composto por dois componentes independentes: lembrança e familiaridade. A lembrança está relacionada com a recuperação vívida e detalhada dos itens e sua informação contextual, enquanto a familiaridade é a capacidade de reconhecer os itens previamente vistos como familiares. Apesar do fato de que a emoção é um dos processos mais influente na memória, poucos estudos têm investigado o seu efeito sobre a lembrança a familiaridade. Outra limitação dos estudos sobre o efeito da emoção na memória é que a maioria deles não consideraram adequadamente os efeitos diferenciais do alerta e valência positiva / negativa. O principal objetivo do presente trabalho é investigar o efeito independente do alerta e valência emocional na lembrança e familiaridade, bem como testar algumas hipóteses que têm sido sugeridas sobre o efeito da emoção na memória episódica. Os participantes da pesquisa realizaram uma tarefa de reconhecimento de três listas de fotos emocionais: negativa de alto alerta, positiva de alto alerta e positiva de baixo alerta. Na sessão de teste, os participantes também avaliaram o nível de confiança de suas respostas. As avaliações de confiança foram utilizados para traçar curvas ROC e estimar as contribuições da lembrança e familiaridade no desempenho do reconhecimento. Como principais resultados, verificou-se que a valência negativa aumentou o componente de lembrança, sem qualquer efeito sobre a familiaridade ou acurácia do reconhecimento. O alerta não afetou o desempenho de reconhecimento ou de seus componentes, mas o maior alerta foi associado com uma maior proporção de falsas memórias. Este trabalho destaca a importância de considerar as dimensões emocionais e componentes de memória episódica no estudo do efeito da emoção sobre a memória episódica, uma vez que eles interagem de forma complexa e independente.