UM ESTUDO SOBRE A APRECIAÇÃO DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES.
Demonstração ao absurdo. Formação inicial de professores. Matemática grega. Seção áurea. Andrea Palladio
O presente trabalho teve como foco desenvolver atividades de ensino, que proporcionassem,
ao aluno na formação inicial de professores, uma melhoria à capacidade de raciocínio
matemático e, consequentemente, uma maior apreciação dos conceitos relacionados à seção
áurea, aos números irracionais, à incomensurabilidade e à demonstração da redução ao
absurdo. A pesquisa classifica-se como de campo, cujos dados de coleta foram inseridos
dentro de uma abordagem quanti-qualitativa. Atuaram, na investigação, duas turmas em
formação inicial de professores. Esses eram docentes e funcionários da rede pública estadual e
municipal, residentes na capital, na Região Metropolitana de Natal – Grande Natal – e no
interior do estado. A parte empírica da pesquisa realizou-se nos cursos de Pedagogia e na
licenciatura de Matemática do IFESP, em Natal – RN. A construção do caminho teórico e
metodológico teve como propósito apresentar uma situação de ensino, baseada na história,
envolvendo a matemática e a arquitetura, oriunda de um contexto concreto – a Villa Emo de
Andrea Palladio. Centraram-se as discussões nos estudos atuais de Rachel Fletcher ao afirmar
que o arquiteto usou seção áurea na construção da referida vila. Como resultado, observou-se
que a proposta de realizar um estudo sobre a apreciação do raciocínio matemático
proporcionou, no decorrer das sequências de ensino e atividade, diversas reflexões teóricas e
práticas. Essas aplicações, aliadas a quatro sessões de estudo, em sala de aula, voltaram-se
para uma organização do pensamento matemático capaz de desenvolver, nos acadêmicos, o
raciocínio lógico e investigativo e demonstração matemática. Ao trazer aspectos da
matemática da Grécia Antiga e de Andrea Palladio, em atividades de ensino para professores
e futuros professores da educação básica, promoveu-se, neles, uma melhoria na capacidade de
raciocínio matemático. Portanto, esse trabalho partiu de inquietações em oportunizar aos
alunos pesquisados, o pensar matematicamente. De fato, um dos mais famosos irracionais, a
seção áurea, foi definido através de certa construção geométrica, o que é refletido pela frase
grega (o nome “seção áurea” é bastante posterior) usada para descrever o mesmo: divisão – de
um segmento – em média e extrema razão. Posteriormente, a seção áurea chegou a ser
considerada um padrão de beleza nas artes. Isso se reflete em como aproveitar a afirmação do
questionamento feito por atuais estudiosos de Palladio, quanto ao uso da seção áurea nos seus
projetos arquitetônicos, no nosso caso, na Villa Emo.