Avaliação do processo ensino-aprendizagem da Educação Física na escola.
Avaliação. Ensino-aprendizagem. Educação Física.
Dedicamos este estudo à reflexão sobre o processo de avaliação escolar. Para tanto, elaboramos a seguinte questão: quais as possibilidades para a avaliação na Educação Física escolar, considerando seus significados e suas implicações no processo ensino-aprendizagem vivenciado pelos alunos? Tendo-se tal problema como eixo norteador da reflexão sobre a nossa prática pedagógica, discutiremos a avaliação na Educação Física escolar a partir de quatro questões consideradas fundamentais para reflexão, a saber: por que avaliamos (razões); quando avaliamos (momentos); como avaliamos (estratégias metodológicas); quem avalia (responsáveis pela avaliação)? Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo discutir o processo de avaliação na Educação Física escolar, refletindo sobre o seu significado e suas implicações pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem da educação física, tendo-se como eixo norteador o relato de uma experiência pedagógica vivenciada numa turma do 6º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Arcelina Fernandes, situada na cidade de Macaíba/RN. Observamos a partir desse estudo que a avaliação escolar constitui-se um processo complexo, determinado por diversos fatores sociais, legais, culturais, estruturais, que interferem no processo ensino-aprendizagem. Observamos também que a avaliação na Educação Física ainda possui algumas limitações em sua prática pedagógica na escola, no entanto, constitui-se um caminho aberto a novas possibilidades e experiências exitosas. Constatamos que é possível realizar uma avaliação na Educação Física escolar que faça refletir não somente os resultados de aprendizagem dos conteúdos técnicos, das habilidades e destrezas motoras, mas, que permite analisar o desempenho dos atores sociais em outros aspectos/dimensões do conhecimento, tais como, as atitudes e os conceitos.