OBJETIVA(AÇÃO) DA MEDIDA E CONTAGEM DO TEMPO EM PRÁTICAS SOCIOCULTURAIS E EDUCATIVAS
Palavras-chave: Medição e contagem do tempo. Ensino da Matemática. Ensino de conceitos geométricos. Etnomatemática. Etnoastronomia.
Esta tese descreve e analisa alguns processos estabelecidos e praticados por dois
grupos socioculturais acerca da objetiva(ação) da medição e contagem do tempo,
mobilizados de algumas praticas sócio-históricas como o uso do gnômon, do relógio de
sol e a leitura e interpretação dos movimentos das constelações celestes, em contextos
culturais como as comunidades indígenas e de pescadores do estado do Pará. A
Finalidade do estudo foi descrever e analisar a mobilização de tais práticas sóciohistóricas
na elaboração de matrizes para o ensino de conceitos e habilidades
geométricas relacionadas a ângulos, semelhança de triângulos, proporcionalidade e
simetria na formação de professores de matemática. O registro de toda a trajetória de
investigação das práticas sócio-históricas, da ação formativa foi realizado com base nos
pressupostos epistemológicos da educação etnomatemática proposto por Vergani (2000,
2007) e Ubiratan D’Ambrosio (1986, 1993, 1996, 2001, 2004) e nas concepções de Alain
Bishop acerca da enculturação matemática. Ao final do estudo apresento minhas
impressões quanto às contribuições mobilizadas das práticas sócio-históricas e culturais
para a matemática escolar, no sentido de dar significação à formação conceitual e
didática dos alunos, principalmente nas implicações da Educação Etnomatemática
proposta por Vergani (2000) para a formação de futuros professores de Matemática.