Banca de DEFESA: ALESSANDRO MAXIMO DE QUEIROZ

DISCENTE : ALESSANDRO MAXIMO DE QUEIROZ
DATA : 06/08/2024
LOCAL: Webconferência

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE ESCOLA CÍVICO- MILITAR DA COORDENAÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE NOVO GAMA EM GOIÁS

Representação social, Militarização, Escola cívico-militar.

Esta pesquisa de Mestrado surge das minhas experiências e formação baseadas em valores democráticos nos âmbitos pessoal, profissional e social. Desde 2007, sou professor efetivo vinculado à SEDUC-GO, atualmente no Colégio Estadual Céu Azul, que se tornou Escola Estadual Cívico-Militar Céu Azul (EECIM Céu Azul) em 2019. A pesquisa aborda a militarização das escolas públicas, projeto ideológico e autoritário do Governo Federal, que desde 2019 transforma escolas regulares em cívico-militares. A partir das contribuições de Moscovici (2015) e Jodelet (2001), destacamos que as Representações Sociais são construções humanas para apreensão das realidades através dos comportamentos, curiosidades, informações, domínio físico e intelectual do mundo. Esses mecanismos de enxergar o mundo são sociais porque o mundo é socialmente compartilhado coletivamente entre o real e o imaginário dos indivíduos que o constroem. Essas representações servem de suporte umas para as outras e muitas vezes convergem ou divergem na busca pela compreensão de um dado fenômeno social, com o intuito de compreendê-lo, administrá-lo ou enfrentá-lo (JODELET, 2001). Tangente a esse aspecto, o objetivo deste estudo é discutir elementos que compõem o campo semântico do fenômeno das representações sociais das escolas públicas cívico-militares para professores do Ensino Fundamental e Médio de Goiás. Como objeto de pesquisa temos as Representações Sociais de Professores sobre a Escola Cívico-Militar da Regional de Ensino Novo Gama/GO. Esta pesquisa tem relevância social, inserindo-se em um dos períodos mais tensos e turbulentos da história recente do Brasil, marcado por frequentes ameaças à democracia, perda de garantias dos direitos fundamentais, censura e ataques à liberdade de cátedra. O campo de pesquisa deste estudo é a Escola Estadual Cívico-Militar – Céu Azul, situada no município de Valparaíso – GO, com turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio nos turnos matutino e vespertino. Os participantes da pesquisa são compostos por professores/as efetivos/as do quadro da rede estadual, provenientes de concurso público, e por aqueles que possuem vínculo empregatício por contrato temporário. A pesquisa é de caráter exploratório e caracteriza-se pelo viés qualiquantitativo da perspectiva plurimetodológica, possibilitando a obtenção dos dados a partir da aplicação dos instrumentos: Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e questionário. A TALP tem o objetivo de identificar o campo semântico das representações, apresentando os elementos periféricos e nucleares da representação social. Na análise dos dados, utilizou-se a interlocução entre a Teoria das Representações Sociais e a Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2016), permitindo empreender uma categorização semântica dos dados, decorrente das análises feitas a partir dos dados obtidos na TALP e do aporte teórico adotado para este trabalho. Portanto, estudos como este podem indicar, por um lado, o quanto as representações sociais dos professores podem estar coordenando ações de aceitação do uso da padronização de comportamentos autoritários e coercitivos que excluem e negam as diferentes identidades existentes na escola e, por outro lado, reforçam e fortalecem atitudes que definem a escola como espaço de produção de novos conhecimentos.

Externa à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN
Interna - 2621064 - CYNARA TEIXEIRA RIBEIRO