Banca de DEFESA: ALICE DE OLIVEIRA XAVIER

DISCENTE : ALICE DE OLIVEIRA XAVIER
DATA : 30/07/2024
LOCAL: Webconferência

TRILHAS FORMATIVAS: ESCOLHAS DE FUTUROS PEDAGOGOS PARA A LEITURA DE LITERATURA INFANTIL NEGRA NA ESCOLA

Literatura Infantil Negra. Critérios de seleção de livros de literatura. Educação antirracista. Formação do professor leitor.

Esta dissertação, intitulada como “Trilhas formativas: escolhas de futuros pedagogos para a leitura de literatura infantil negra na escola”, investiga os critérios de seleção de obras de literatura infantil negra dos futuros pedagogos para turmas do 5º ano do Ensino Fundamental. Tem-se que o conto é um gênero literário que compreende saberes da tradição, visando transmitir esse conhecimento de geração em geração. E, quando atrelado às culturas africanas e afro-brasileiras, é um ato de resistência ao silenciamento, marginalização e discriminação quanto a existência negra. Portanto, defende-se que a presença de tais obras em ambientes formativos, da educação básica à superior, é crucial para promover uma educação antirracista. Para isso, é preciso que os pedagogos, enquanto responsáveis por introduzir as crianças ao mundo letrado e literário, sejam leitores, primordialmente, e capazes de escolher bons livros para o trabalho pedagógico com seus alunos. Além disso, que conheçam a Lei nº 10.639/2003, de modo a, obrigatoriamente, inserir a história e cultura da população negra no seu planejamento, preferencialmente por meio da Literatura Infantil Negra. Alguns teóricos que compõem o referencial deste estudo são Meireles (2016) e Queirós (2009), discutindo sobre a literatura infantil; Amarilha (2010; 2012; 2013; 2016) e Azevedo (2005), que refletem sobre a importância da literatura e dela ser trabalhada no espaço escolar; Amarilha (2021) e Saldanha (2018) sobre a necessidade de ter um pedagogo preparado para mediar o contato das crianças com os livros de literatura infantil; Cavalcante (2009) e Colomer (2017) sobre a importância do ato de escolher livros e definir critérios para tal; Jauss (1979), Stierle (2002) e Zilberman (1989) a respeito da recepção estética de obras de ficção; Duarte (2002; 2011) e Campos (2016) sobre o que constitui obras de literatura infantil negra e literatura afro-brasileira. A pesquisa é de abordagem qualitativa, realizada através de um estudo de caso com um grupo de 17 futuros pedagogos, alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o uso de dois instrumentos metodológicos: um formulário, buscando conhecer o perfil, concepções e experiências dos sujeitos, e; um portfólio, cuja finalidade é compreender a recepção estética decorrente da leitura de 5 contos de Literatura Infantil Negra, sendo eles A botija de ouro (1984), O presente de Ossanha (2006) e As pérolas de Cadija (2000), de Joel Rufino dos Santos, e O mundo no black power de Tayó (2013) e Oduduá e a briga pelos sete anéis (2009), de Kiusam de Oliveira; e identificar quais aspectos das obras lidas são considerados para sua seleção. Os resultados apontam que os sujeitos atribuem aspectos diversos para definir a Literatura Infantil Negra. Em suas trilhas formativas, revelaram pouco acesso a esse tipo de literatura, sendo a UFRN o lugar em que mais se desenvolveu repertório literário com temática étnico-racial. Mesmo que os futuros pedagogos tenham apreciado a leitura de tais obras, durante a recepção estética, reconhecendo sua importância para a formação humana, é preciso que seu olhar esteja mais atento na definição de critérios de seleção, considerando a função literária dos textos, uma vez que as escolhas das obras foram justificadas, em sua maioria, por seus aspectos temáticos e sua função educativa.

Externa ao Programa - 1801922 - ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS - nullExterna à Instituição - DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA - UERN
Interna - ***.909.261-** - MARLY AMARILHA - UFRN
Notícia cadastrada em: 18/07/2024 15:48