As representações sociais de gênero para professoras/es do ensino fundamental da rede pública estadual da cidade do Natal/RN
Gênero. Formação docente. Representações sociais. Núcleo central. Espiral de sentidos.
Sexo, gênero e sexualidade são temas recorrentes no cotidiano escolar, e não poderia ser diferente, já que se constituem em constructos sociais por meio dos quais as identidades sociais são engendradas. Apesar disso, ignorar, ocultar ou reprimir as manifestações e expressões de gênero tem sido as respostas mais habituais dadas pela escola. Tais repostas se justificam em parte pelo silenciamento da formação docente acerca das questões de gênero e sexualidade. Nesse sentido, abre-se uma lacuna formativa que impede que a ação pedagógica das/os professoras/es possa ir além da tolerância, frente à diversidade e às múltiplas identidades que compõem a escola. Esta dissertação tem como objetivo identificar as representações sociais de gênero para professoras e professores do ensino fundamental de escolas da rede pública estadual de ensino no município do Natal/RN. Ademais, buscamos verificar a presença de conceitos de gênero no processo de formação docente das/os professoras/es pesquisadas/os; compreender como as representações sociais sobre gênero dos professores impactam as suas práticas pedagógicas e compreender como essas representações orientam suas condutas e práticas pedagógicas. Para tanto, foram utilizados como procedimentos técnicos de recolha dos dados a Técnica de Associação Livre de Palavras - TALP, a Técnica de Análise de Imagem, o questionário, a observação direta e o diário de bordo. A aplicação dos instrumentos técnicos de recolha dos dados aconteceu em quatro escolas da rede estadual de ensino no município do Natal/RN. Para o tratamento desses dados empíricos utilizamos, do ponto de vista quantitativo, planilhas eletrônicas do software Excel, e, o processo de análise qualitativa dos dados se deu por meio da Análise de Conteúdo, incluindo a análise categorial. Desse modo, contemplamos os aspectos tanto quantitativos quanto qualitativos da pesquisa. Os resultados desse estudo apontam para a existência de uma representação social de gênero para as professoras e professores pesquisados expressa pelo elemento identidade apresentado por meio da espiral de sentidos.