Banca de DEFESA: RAYONNARA KÉSSIA DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAYONNARA KÉSSIA DE SOUZA
DATA : 27/11/2020
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/pmz-sjrx-vgq
TÍTULO:

A MELOPEIA NA LEITURA DE NARRATIVAS POÉTICAS: uma reflexão lítero-musical


PALAVRAS-CHAVES:

Melopeia. Narrativa poética. Leitura musicalizada


PÁGINAS: 103
RESUMO:

A relação entre música e poesia é antiga e, desde o princípio, harmoniosa. Isso porque toda a sensorialidade que envolve a música também se faz presente no poema ou na narrativa poética, quando abordamos o ritmo, o som e a melodia, elementos constitutivos da melopeia. Nesse estudo, investigamos a melopeia, evidenciando a sua contribuição para a recepção do texto pelo leitor/ouvinte. A pesquisa é fundamentada nos estudos sobre literatura (AMARILHA, 2000; 2006; 2010; 2012; SOARES, 1999; ZILBERMAN, 2003); música (OLIVEIRA, 2007; SANTAELLA, 2002; ZAMPRONHA, 2017); melopeia (POUND, 2013; SCHAFER, 2001); narrativa poética (FALEIROS, 2007) e recepção estética (JAUSS, 1979). A abordagem metodológica é de natureza qualitativa, com recorrência a técnicas de dois tipos de pesquisa, no caso a observação participante, própria da pesquisa etnográfica, e a ação sistemática de intervenção pela pesquisadora, técnica pertencente à pesquisa-ação. O trabalho de campo envolveu três etapas: observação participante, direcionada a interação entre a turma e a pesquisadora; planejamento da ação de intervenção, realizado a partir dos dados constituídos na primeira etapa; e ação sistemática de intervenção mediante o desenvolvimento de sete sessões de leitura de narrativas poéticas. Essas etapas foram desenvolvidas em uma turma de 5º ano, do ensino fundamental, de uma escola pública do Rio Grande do Norte (RN), durante o segundo semestre letivo de 2017. As narrativas poéticas selecionadas foram: Os músicos de Bremem", adaptada por Ruth Rocha (2004); “Um garoto chamado Rorbeto”, de autoria de Gabriel o Pensador (2005); “Lampião e Lancelote”, de Fernando Vilela (2007). Os dados constituídos no trabalho de campo foram gravados em vídeo, resultando no corpus de dados da pesquisa, composto de sete transcrições, analisadas de acordo com as categorias: som; ritmo e melodia. Em relação a essas categorias, serão analisadas as suas implicações no processo de recepção estética do leitor/ouvinte ao texto e na apreciação das estratégias de leitura oral e de musicalização, de modo a evidenciar a contribuição da melopeia na atividade de leitura. Enquanto resultados, constatamos que o recurso à essas estratégias provocou maior atenção dos leitores ao aspecto melódico, seja em suas respostas verbais durante as discussões, como também no envolvimento por eles apresentado na leitura oral e musicalizada das narrativas. Esse dado evidencia o quanto a melopeia repercute na relação do leitor com o texto.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Presidente - 1801922 - ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS
Externa ao Programa - 3057767 - DANIELA AMARAL SILVA FREITAS
Externo à Instituição - JULIO RIBEIRO SOARES - UERN
Externa à Instituição - MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO - UERN
Notícia cadastrada em: 16/11/2020 10:56
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