O PROFISSIONAL DE APOIO NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
anos finais do ensino fundamental- autismo- estagiário
A escolarização de alunos com TEA na escola regular é um grande desafio, principalmente quando se trata dos anos finais do Ensino Fundamental. Estudos sugerem que esse fenômeno é atribuído à alta taxa de evasão escolar nesse nível de ensino como também a falta de condições propícias, sejam elas estruturais (suportes) e/ou de formação para que os professores licenciados escolarizem esses educandos. Com base nessa demanda, surge o profissional de apoio, também chamado de mediador, monitor, assistentes educacionais, paraprofissionais, auxiliar de vida escolar, entre outros. Esse profissional está presente na escola regular, no contexto da Educação Especial, sendo utilizado como recurso humano. Nesse cenário, o objetivo do presente estudo foi, por meio de um estudo de casos múltiplos, descrever e analisar o perfil acadêmico e a atuação de três Profissionais de Apoio responsáveis pelos alunos com TEA regularmente matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental. Em termos específicos a pesquisa visou (a) identificar o seu perfil acadêmico; (b) descrever as características dos educandos com TEA atendidos por eles e; (c) descrever a percepção que tinham sobre o trabalho desenvolvido junto aos educandos com TEA e; (d) identificar suas necessidades formativas. Os resultados revelaram que os profissionais eram estagiários, com limitado conhecimento sobre o TEA, não tinham suas atribuições definidas e sua atuação interferia no processo de escolarização dos alunos.