A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA INTERAÇÃO DE CRIANÇAS COM O DESENHO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Mediação Pedagógica; Desenho; Educação Infanti
O presente trabalho analisa os modos de mediação de professores(as) na promoção de interações e experimentações das crianças com a linguagem do desenho na Educação Infantil. A investigação teve, por objetivo, analisar modos de mediação de professoras(as) na promoção de interações- experimentações de crianças com o desenho na Educação Infantil, tendo como aportes teórico-metodológicos, princípios da abordagem históricocultural de L. S. Vygotsky e proposições do dialogismo de M. Bakhtin para a pesquisa sobre processos humanos, segundo os quais, em tais pesquisas é preciso considerar: que os objetos de estudo não estão dados, mas existem como permanente construção; que sua compreensão exige sua situação em contexto, buscando as relações que o constituem; que tanto o objeto, como sua compreensão são produções discursivas, ou seja, são textos; que as relações de pesquisa são relações co-construídas entre pesquisadores e sujeitos de pesquisa e exigem, do pesquisador, movimentos de aproximação e afastamento, de responsabilidade e sensibilidade. A metodologia envolveu os seguintes procedimentos: análise documental, sessões de observação do tipo semiparticipativa em duas turmas da Educação Infantil e entrevistas do tipo semiestruturado com professoras das turmasobservadas e coordenadora pedagógica. O estudo foi realizado em uma instituição de Educação Infantil da rede pública de Natal/RN – Centro Municipal de Educação Infantil -CMEI, em uma turma de nível IV, com crianças na faixa etária de 5 anos. A análise que desenvolvemos nos deu indícios de que os modos de mediação a partir das intervenções das professoras tem impossibilitado às crianças desenvolverem seu processo criativo, visto que há uma predominância de intervenções de controle de ações das crianças enquanto estas desenham. E nos apontam a necessidade de que tais práticas e intervenções sejam repensadas para que possam possibilitar às crianças a compreensão sobre o desenho, sendo atribuído a este, sentido e significado. Portanto, tanto para as crianças, como para suas professoras – e demais profissionais das instituições – é preciso condições em que possam ressignificar o desenho, seu aprendizado e seu ensino, mesmo considerando-se as especificidades da Educação Infantil.