FORMAÇÃO DOCENTE E LETRAMENTOS: CONHECIMENTOS MOBILIZADOS EM UM GRUPO INTERDISCIPLINAR DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA ECIÊNCIAS
Letramento. Projeto de letramento. Formação docente. Conhecimentos para a docência.Interdisciplinaridade.
O presente trabalho objetiva analisar indícios de conhecimentos para a prática pedagógica docente interdisciplinar, emergentes em um contexto colaborativo de formação continuada na perspectiva do letramento. Este trabalho está assentado em referenciais teóricos do letramento e projetos de letramento, com base nos estudos de Kleiman (1995); (1999); (2000); (2004); (2005); (2007); (2013), Street (2003); (2009); (2010); (2012); (2013); (2014), Oliveira (2008); (2010), Oliveira, Tinoco e Santos (2014); e Santos (2012);da interdisciplinaridade a partir dos estudos de D’Ambrosio (2016), Fazenda (1999); (2008); (2012); Nicolescu (1999), e dos estudos sobre formação docente com base em Schön (1992); (2000), Shulman (1986); (2005) e Zeichner (1993); (2008); (2011), dentre outros. A ação realizada que gerou essa pesquisa foi um curso de formação continuada (CFC) intitulado “Letramento em Práticas Interdisciplinares de Ensino”, realizado metodologicamente como um projeto de letramento, para o qual o dialogismo, a interdisciplinaridade e a mediação da escrita como prática social, pela utilização de diversos gêneros discursivos de produção e circulação em contextos de formação docente, são premissas. A partir de um estudo de natureza qualitativa interpretativista, configurado como uma pesquisa-ação crítico-colaborativa e estudo de cunho etnográfico, esta investigação se deu por meio de entrevista com 06 (seis) sujeitos;do CFC, com a participação de 17 (dezessete) sujeitos, dos quais 14 (catorze) professores que ensinam matemática e ciências foram colaboradores docentes da pesquisa, e das produções escritas geradas nesse CFC. Os resultados apontaram que a formação mediada como um projeto de letramento em um grupo interdisciplinar, que tenha a colaboração, a reflexão e o viés crítico como premissas, pode gerar conhecimentos para a prática pedagógica docente interdisciplinar mediada pela leitura e pela escrita.O estudo apontou para um entrelaçar de conhecimentos, um esforço de interação entre docentes de diferentes áreas do conhecimento, para aprendizados sobre o trabalho com diferentes gêneros discursivos, embora tenha havido dificuldades nessa compreensão pela percepção cristalizadade serem esses aspectos apenas da Língua Portuguesa; apontou, ainda, para o empoderamento dos colaboradores docentes como agentes de letramento, numa demonstração de ressignificação de suas práticas didáticas escolares, de incremento emsuas aprendizagens e de seus alunos pelo desenvolvimento dos projetos de letramento nas escolas e do reconhecer-se professor, que aprende e constroi conhecimento nesse aprender, que não é só cognitivo, mas é tornar-se.