A APOSTA DA REORIENTAÇÃO CURRICULAR VIA TEMA GERADOR NO PROJETO PARNAMIRIM INTERDISCIPLINAR
Paulo Freire, Tema Gerador, jogos de interesses, arranjos políticos.
O presente trabalho faz uma análise da experiência do Projeto Parnamirim Interdisciplinar, este foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Parnamirim, com assessoria do Grupo de Estudos e Pesquisas de Práticas Educativas em Movimento (GEPEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O projeto envolveu 23 escolas que trabalhavam de 6º à 9º ano do Ensino Fundamental. O tema gerador, com base nos pressupostos freireanos, ocupa-se não apenas a um caráter interdisciplinar de trabalhar os conteúdos, mas traduzi-los na realidade do educando através de uma pesquisa que se origina da problematização do tema que por sua vez deve estar diretamente ligado ao universo dos alunos. O processo de reorientação curricular que fora pensado para ser aplicado no município é parte de um princípio de ações já realizadas em diversas experiências em sistemas públicos de ensino em algumas redes. O objetivo desta pesquisa é analisar a partir da experiência do projeto como os jogos de interesses com seus arranjos políticos e pretensões eleitorais, tendem a impossibilitar o pôr em prática os projetos emancipadores. Como modo de organizar e sistematizar esse estudo, foi realizado um levantamento histórico do município de Parnamirim entre 2009 a 2011, verificação de todos os seus arquivos e documentos: atas das reuniões e registros da pesquisa de campo levantadas pelos professores, elaboração de perguntas e aplicação de entrevista com os envolvidos na experiência do Projeto Parnamirim Interdisciplinar, considerando a sua influência direta no processo de construção do trabalho da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do município. Essa metodologia tem por base os princípios Freireanos pois considera que a compreensão do estudo local colabora para a organização do conhecimento, com vistas a aplicar a problematização do processo em questão. Paulo Freire foi, em suma, o pilar teórico utilizado neste trabalho além de alguns de seus interlocutores como Antônio Gouvêa, Marta Pernambuco, Demétrio Delizoicov, José André Angotti, Antônio Moreira, dentre outros. A experiência do projeto Parnamirim Interdisciplinar possibilitou perceber o quanto o entrave político foi empecilho, tornando-se quase que uma utopia colocar em prática processos de formação que sejam fundamentados em propostas progressistas libertadoras, considerando que não há como efetivar, entre outras, o trabalho coletivo e uma educação de cunho problematizador, participativo, com vistas à emancipação dos sujeitos.