A Ação Mediadora do Pedagogo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Pedagoga no IFRN. Coordenação Pedagógica. Ação Mediadora. Entrevista Compreensiva.
O presente estudo, temos o objetivo de compreender os sentidos atribuídos por pedagodas às suas práticas. Como questão de partida, buscamos responder a seguinte indagação: quais os sentidos atribuídos pelas pedagogas à sua prática no contexto do IFRN? Para orientação da análise, assumimos o pressuposto de que os sentidos atribuídos pelas pedagogas à sua ação mediadora são institucionais, complexos e fazem-se de forma individual e coletiva com vistas à qualidade do trabalho pedagógico e educativo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Para uma discussão dos conceitos relevantes, consideramos os debates que ocorrem no cenário educacional das questões referentes ao estudo da Pedagogia como Ciência da Educação, a função do pedagogo no interior das instituições escolares e a própria identidade desse profissional na coordenação pedagógica, bem como na sua formação e atuação. Adotamos como sujeitos da pesquisa seis pedagogas que atuam em espaços diferentes da Instituição considerando as suas atribuições definidas institucionalmente e o seu fazer diário na busca da compreensão dos sentidos. Utilizamos como abordagem metodológica a Entrevista Compreensiva, que busca, a partir da escuta da fala dos sujeitos, desvelar o objeto de estudo. Desse modo, acreditamos que esta pesquisa poderá contribuir com a reflexão acerca da atuação desse profissional no contexto dos espaços escolares, no contexto dos institutos federais e, de modo mais específico, no interior do IFRN