ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA E A SUA RELAÇÃO COM OS GÊNEROS DISCURSIVOS
Gênero discursivo, livro didático de matemática, formação leitora, PNLD 2013
RESUMO
A partir dos indicadores oficiais (deb, Pisa, Prova Brasil), é possível observar que grande parcela dos problemas referentes à deficiente aprendizagem dos alunos que concluem os anos iniciais do ensino fundamental se deve ao fato da pouca proficiência em leitura e isso tem sido apontado corno um dos principais problemas da escolaridade básica obrigatória corno é evidenciado pelos baixos índices nas avaliações_ Em contrapartida, esse mesmo objeto de ensino-aprendizagem constitui-se como um dos objetivos centrais .da escola, sendo essencial aos diferentes componentes curriculares, como também as próprias demandas de interação requeridas pela sociedade. Devido a tal relevância iremos analisar os elementos intrínsecos á formação leitora dos nossos alunos_ Nesse sentido, o objetivo gerai desta pesquisa consiste em analisar qual a abordagem dada aos gêneros discursivos nos livros didáticos de mate rnatica, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2013) e adotados nos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública de ensino. Tais matérias correspondem às coleções adotadas em escolas da rede pública municipal de Mossoró/RN. No desenvolvimento das análises desta pesquisa, nos fundamentamos, na perspectiva de Bakhtin acerca dos gêneros do discurso, nos apoiamos também nos estudos de Leite e Barbosa, Schneuvily e Dolz, IVlarcuschi, Machado, Vigotski, Freire, Smole e Diniz, Lopes e Nacarato, Esta pesquisa repercutirá positivamente nas outras disciplinas, além de desmistificar a ideia de que trabalhar com a leitura e produção de géneros está restrita as aulas de línguas, além do mais existe um campo muito grande a ser explorado nessa relação iinguagem-maternática, com possibilidades de trazer contribuições para essas duas áreas