LEITURA E INTERNET: vários caminhos a percorrer em busca de
formar leitores de literatura no meio impresso e digital
Leitura, Literatura, Internet.
A pesquisa estuda a interface entre a literatura impressa, a literatura impressa publicada no meio digital e a literatura eletrônica. Nessa perspectiva, o estudo tem como objetivo investigar as contribuições dos diferentes suportes de leitura: o livro e a Internet, para a formação do leitor de literatura, de modo que possamos conhecer o potencial destes meios para a prática de leitura em estudantes da educação básica. A relevância do trabalho está na construção do conhecimento da relação entre literatura e os diferentes suportes nos quais ela se apresenta. Esse conhecimento permite o desenvolvimento de práticas de leitura e amplia as possibilidades de ensino da literatura em diferentes espaços da escola. A investigação propôs uma abordagem metodológica que promoveu a leitura de literatura na educação básica com sujeitos de uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Natal/RN. A pesquisa é qualitativa do tipo pesquisa-ação e constitui-se em quatro etapas: 1º Acordos institucionais, a ecologia da escola e dos sujeitos; 2º O planejamento; 3º A Intervenção e 4º A análise dos dados. Em relação aos instrumentos metodológicos usados, recorremos à entrevista e ao diário de campo. Como referencial teórico nos apoiamos em: Amarilha (2009), Bettelheim (2004), Bardin (2011), Bellei (2002), Candido (2012), Castells (2006), Chartier (1999), Chizzotti (2006), Coelho (2006) Culler (1999), Eco (2010), Graves e Graves (1995), Hayles (2009), Iser (1996), Jouve (2002), Lajolo (1982), Manguel (1997), Martins (2003), Moran (1997), Rettenmaier (2010), Santaella ( 2004), Sartre (1993), Sette (2005), Smith (2011), Thiollent (2000), Zilberman (2003), dentre outros. O trabalho promoveu aos sujeitos o contanto real com novas maneiras de ler e com novas formas de apreciação do texto literário, de modo que pudéssemos listar as contribuições e a recepção dos sujeitos no livro impresso e na Internet. Enxergamos ao longo da trajetória metodológica que não há superioridade em relação aos suportes, no entanto ambos agem de maneira de conjunta na formação de leitores. A leitura no livro impresso desperta o interesse pela leitura no suporte digital e vice-versa.