A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO: UM
ESTUDO A PARTIR DO TRATADO SOBRE O TRIÂNGULO ARITMÉTICO DE
BLAISE PASCAL
História da Matemática. Atividades históricas. Triângulo Aritmético.
Construtivismo.
A presente pesquisa aborda a temática da utilização da História da Matemática como
metodologia para o ensino-aprendizagem de conceitos matemáticos, por meio de atividades
históricas produzidas pela pesquisadora a partir de fontes originais. Buscou-se investigar as
possibilidades de utilização da História da Matemática como um instrumento pedagógico
através da obra Tratado sobre o Triângulo Aritmético, de Blaise Pascal, em um contexto de
formação inicial de professores. Partiu-se dos pressupostos do construtivismo, nos quais o
conhecimento só é possível quando o sujeito tem experiências e reflete sobre as mesmas, para
elaboração de dois módulos de atividades acerca do Triângulo Aritmético e sua aplicação às
Combinações, a partir da fonte original o Tratado sobre o Triângulo Aritmético. Esta
investigação tem uma abordagem qualitativa e trata-se de um estudo de caso. O estudo
explorou um curso de extensão ministrado pela pesquisadora na Universidade Federal do Rio
Grande do Norte (UFRN), no qual foram trabalhadas as atividades históricas produzidas. Para
análise da compreensão dos alunos, sobre os conceitos trabalhados nas atividades, foi aplicada
uma avaliação final e utilizados os critérios de compreensão relacional e compreensão
instrumental sugeridos por Skemp (1976). O trabalho com as atividades revelou algumas
fragilidades dos alunos na compreensão de um texto escrito em outro contexto, bem como em
conceitos matemáticos abordados. Por outro lado, os alunos perceberam que estudar a partir
de um material escrito pelo próprio matemático apresentava vantagens quando comparado
com outros livros de História da Matemática, em termos de conceitos e procedimentos. Podese
ainda ressaltar a importância de se ter uma fonte histórica traduzida para a língua
vernácula, na qual os alunos podem aprender Matemática e aprender modos de fazer
Matemática. A partir da avaliação das questões finais, bem como durante todo o processo com
as atividades históricas, concluiu-se que os alunos sujeitos da pesquisa chegaram a um nível
de compreensão relacional, apresentando um conhecimento rico em conexões entre os
conceitos matemáticos envolvidos no Triângulo Aritmético.